No dia 13 de Novembro de 2021, o Cluster Tecnológico Naval completou 2 anos da sua formação em Assembleia Geral na Casa Firjan. Nesse período, o CTN-RJ tem trabalhado com afinco para promover a economia do mar e a cooperação entre atores da academia, indústria e governo no Rio de Janeiro através da cooperação.
Em seu primeiro ano de criação, o cluster produziu cinco documentos estruturantes, sendo eles: Plano Estratégico 2021-2025, Plano de Desenvolvimento de Negócios 2021-2022, Plano de Marketing e Comunicação 2021-2022, Norma para Compliance, Ética e Conflito de Interesses, e Política de Proteção, Transparência e Segurança de Dados. A associação também promoveu eventos para debater sobre economia do mar, como o 1º Seminário Internacional e o Webinar “Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro apresenta seus projetos”.
Em seu segundo ano, o CTN-RJ abriu suas adesões contando com a associação de 30 empresas que se juntaram às 4 empresas fundadoras para trabalhar na construção de um setor próspero. Também organizou websérie com 5 Fóruns para Debate dos principais temas relacionados à Economia do Mar, como Conteúdo Local, Inovação e Reciclagem de Navios, além de eventos em parceria com outros órgãos. O Cluster também promoveu e coordenou o Grupo de Trabalho Intersetorial – Reciclagem Naval, além de ter trabalhado para firmar parcerias com atores de relevância no Brasil e no exterior. No próximo ciclo que se inicia, o Cluster Tecnológico Naval trabalhará para continuar promovendo as atividades econômicas relacionadas ao Mar, buscando contribuir para uma economia próspera no estado do Rio de Janeiro.