No dia 24 de março, a Marinha do Brasil (MB) acompanhou o batimento da quilha da primeira fragata da classe Tamandaré realizada durante uma cerimônia no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí (SC). O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e também contou com a presença de representantes da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis.
Fernando Queiroz, CEO da SPE Águas Azuis, afirma que esse é um dos projetos mais inovadores já desenvolvidos no país ao dizer que “Reforço a importância que a Classe Tamandaré representa, não só para a defesa da soberania do nosso país e da Amazônia Azul, mas também para o desenvolvimento tecnológico de uma ampla cadeia de valor e de profissionais que estão impulsionando o mercado nacional de construção naval e de equipamentos de defesa”.
Iniciado em 2017, o programa Fragatas Classe “Tamandaré”, da Marinha do Brasil, tem por objetivo promover a renovação da Esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no país. Trata-se de um elemento fundamental e indispensável uma vez que contribuirá para o controle de áreas marítimas de interesse, além de auxiliar na inserção do Brasil no âmbito internacional, proporcionando a atuação em organismos internacionais e em apoio à política externa vigente. O lançamento do primeiro dos quatro navios está previsto para meados de 2024, e os demais exemplares devem ser entregues entre os anos de 2027 e 2029. A meta é ampliar o pedido para mais duas fragatas, totalizando em seis.
A cerimônia completa pode ser encontrada no link.