O Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) foi elaborado com o fim de estipular objetivos e estratégias a serem alcançados em um horizonte de vinte anos (2020 – 2040). No documento são apresentados, ao longo de 5 capítulos, as principais ameaças à sobrevivência e prosperidade brasileiras no mar e águas interiores, bem como conceitos estratégicos e ações a serem empreendidas pela Marinha do Brasil (MB).
Como forma de propiciar o desenvolvimento, os arranjos produtivos locais, ou clusters, são apontados como uma importante estratégia. O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) foi criado em 2019, tendo como objetivo estimular a Indústria Naval e de Defesa, entre outros importantes setores, assim como garantir a utilização sustentável de recursos marítimos e o incentivo a inovação tecnológica.
A Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro é uma ferramenta que busca desenvolver a economia do mar no estado, fomentando, assim, o desenvolvimento econômico. Através do modelo Triplo Hélice, a associação promove maior integração e diálogo entre os setores governamentais, acadêmicos e empresariais, garantindo discussões de alto nível e ações que visem o avanço de iniciativas que almejam a prosperidade das comunidades locais.
O PEM pode ser acessado na íntegra através deste link