Processo automatizado de gestão de inventário de materiais perigosos em embarcações mercantes, plataformas offshore e navios abandonados destinados para descomissionamento, desmonte e reciclagem.
O projeto de pesquisa intitulado “Processo automatizado de gestão de inventário de materiais perigosos em embarcações mercantes, plataformas offshore e navios abandonados destinados para descomissionamento, desmonte e reciclagem” permitiu a elaboração do Sistema de Gestão de Inventário de Materiais Perigosos (SGIMP) fruto do projeto de pesquisa realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e outros parceiros e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O Projeto do SGIMP desenvolveu uma ferramenta integradora para realização de inventários de materiais a bordo de embarcações através da utilização de tecnologias da indústria 4.0, como a aplicação de etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) e comunicação por proximidade de campo magnético (NFC), gerando um sistema de gestão do Inventário de Materiais Perigosos baseado na web.
Esta tecnologia poderá orientar ações de inventariação de materiais para descomissionamento, desmantelamento e reciclagem de navios no futuro, principalmente após a entrada em vigor da Convenção de Hong Kong em junho de 2025. Este projeto está sendo conduzido pelo Centro de Estudos Para Sistemas Sustentáveis (CESS/UFF).