O USV Tupan é a primeira embarcação não tripulada e multiuso desenvolvida e produzida totalmente no Brasil, com tecnologia própria. Essa inovação coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam o mercado de USVs. O Tupan é operado remotamente, possui menor tamanho e peso em comparação às embarcações convencionais, reduzindo assim o risco à vida humana, o impacto ambiental e os custos operacionais. Além disso, sua capacidade de operar sem a necessidade de retornar à terra para troca de tripulação permite maior dinamicidade nas operações.
O USV Tupan é fabricado em alumínio naval e possui capacidade de carga de 150kg, atingindo velocidade máxima de 6,5 nós e operando por até sete dias sem reabastecer. Ele é equipado com dois motores elétricos que acionam os hélices e um gerador a diesel para garantir a potência necessária. O sistema de direção é composto por dois lemes, assegurando redundância, maior eficiência energética e controle excelente em todas as faixas de velocidade de operação.
A embarcação é capaz de transportar uma variedade de equipamentos de sensores para coleta eficiente e econômica de dados, possibilitando a realização de serviços de levantamento hidrográfico em profundidades de até 800m e coleta de dados ambientais. Além disso, o Tupan pode ser utilizado para transporte de cargas, suporte à construção submarina, monitoramento de vazamento de óleo, monitoramento acústico, monitoramento de precisão de obras de engenharia offshore, amostragem e monitoramento da qualidade da água em tempo real, serviços de inspeção e fiscalização portuários, entre outras possibilidades, de acordo com a necessidade do cliente.
O USV Tupan foi projetado de acordo com as normas MASS guideline Rev3, que são as normas inglesas que serviram de referência para as regras publicadas recentemente pela Marinha do Brasil (DPC). O diretor executivo da TideWise, Eng. Rafael Coelho, trabalhou diretamente na elaboração da primeira versão do código brasileiro e segue envolvido nas discussões da indústria, tanto na Europa quanto no Brasil.
A TideWise tem uma equipe de engenheiros altamente capacitados e envolvidos no desenvolvimento de embarcações autônomas desde 2012, tendo desenvolvido 15 tipos de USVs para o mercado comercial e militar, em projetos conceituais e detalhados que incluem tanto o desenvolvimento de novos sistemas quanto a conversão de embarcações convencionais em autônomas. Além disso, a empresa estuda a comercialização em escala de soluções tecnológicas de navegação autônoma para veículos tripulados de uso civil, governamental ou militar, visando expandir seu mercado de atuação.
A empresa é associada ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) e essa parceria consolida o amadurecimento da Associação que busca o desenvolvimento da Economia do Mar no Estado do Rio de Janeiro. Mais detalhes no link.